O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) acompanhou nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, no período da manhã, a banca de seleção que prevê a contratação de docentes que atuarão no curso presencial de Direito que será oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a partir deste ano no município.
A atividade foi realizada na sede do Ceja (Centro Educacional Juventude do Amanhã), onde funcionará o polo da UEMS e contou com a presença do coordenador do curso de Direito, Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa; do promotor de Justiça, Edival Goulart Quirino; do deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) além da coordenadora da UAB, Soraya Severino Lemes Runichi e profissionais concorrentes às vagas.
Essa é a primeira vez que Bataguassu recebe uma banca universitária para tal finalidade, que compreende o sorteio de temas, datas e horários para apresentação de aulas por parte dos candidatos perante as bancas para pleitearem o ingresso na universidade como professor.
As bancas devem ser realizadas pelos próximos três dias no município.
No total, estiveram presentes 12 professores da área de Direito e um direcionado para a área de Economia.
Como já informado pela Prefeitura, Bataguassu passa a ter este ano o curso de ensino superior em Direito oferecido pela UEMS presencialmente.
As aulas devem ter início no dia 26 de fevereiro. Na data, haverá uma solenidade para marcar a abertura do curso, com a presença de autoridades estaduais e municipais. No total, 50 alunos serão atendidos na primeira turma do curso, em Bataguassu.
“É um momento histórico para Bataguassu e um grande avanço no que se refere à área educacional. Uma universidade presencial vai potencializar o desenvolvimento da cidade e atenderá não só a demanda do município, mas de toda a região. O município é parceiro da UEMS e queremos que mais cursos presenciais sejam direcionados para Bataguassu. A UEMS engrandece o nosso município”, comentou Akira.
SAIBA MAIS
O curso de Direito será oferecido de forma gratuita, utilizando a estrutura do Ceja, onde também funciona o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e que possui infraestrutura disponível com salas de aula, ginásio, biblioteca, sala de informática, sala de professores, entre outros espaços.
Conforme as tratativas, o município ofereceu aporte financeiro na ordem de R$ 2.023.089,20 milhões para subsidiar os cinco anos de curso no município.
A parceria estabelecida com a UEMS representa um marco para Bataguassu, que passa a oferecer ensino superior de Direito presencialmente, sem a necessidade de deslocamento dos acadêmicos para outras localidades.
Comentários: