A Prefeitura de Bataguassu, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Esporte, Lazer e Juventude, lançou uma campanha chamada “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois". O objetivo é prevenir a gravidez na adolescência, que pode trazer impactos negativos para a saúde, a educação e a qualidade de vida dos jovens.
A campanha faz parte da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que foi instituída pela Lei nº 13.798/19 e é celebrada entre os dias 1º e 8 de fevereiro. A lei tem como finalidade disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que possam reduzir a incidência da gravidez nessa etapa da vida.
As primeiras atividades da campanha foram realizadas na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, no auditório do Paço Municipal, com a participação de alunos do Centro Educacional Juventude do Amanhã (Ceja) e do Instituto Mirim de Bataguassu. A assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Alves, ministrou palestras sobre sexualidade, métodos contraceptivos, o papel da família e os riscos e as consequências de uma gravidez na adolescência, como a evasão escolar e os perigos à saúde materna.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), esteve presente na ocasião e elogiou a iniciativa, ressaltando que a intenção é divulgar informações que possam contribuir para a diminuição dos índices de gravidez não planejada e de doenças sexualmente transmissíveis entre as crianças e os adolescentes. “A intenção é disseminar informações às nossas crianças e adolescentes, para que os índices de gravidez não planejada nessa faixa etária sejam reduzidos assim como os índices de doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou o prefeito.
Akira também lembrou que a campanha deve ser ampliada para outras escolas locais. Além dele, também estiveram presentes na palestra a secretária municipal de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Coldebella; a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Loti Alves Meira e o coordenador municipal da Juventude, Lucas Basílio. Com informações da Assecom Prefeitura de Bataguassu
Comentários: