Os pacientes renais crônicos de Bataguassu e região voltaram a receber o tratamento de hemodiálise na cidade nesta segunda-feira (4), após três meses de interrupção dos serviços. O Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”, que estava interditado desde o dia 5 de dezembro de 2023 por causa de um vazamento que danificou a estrutura do prédio, passou por reparos e foi liberado pelo Corpo de Bombeiros para retomar os atendimentos.
Durante o período de interdição, os 23 pacientes que dependiam da hemodiálise foram transferidos para o Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio (SP), onde realizavam o procedimento três vezes por semana [segunda, quarta e sexta], por meio de um convênio firmado entre os municípios. Agora, eles poderão fazer o tratamento mais perto de casa, com mais conforto e segurança.
A reabertura do Centro de Hemodiálise contou com a presença do prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, da secretária municipal de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo, do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV, do vereador César Martins, além do padre Everton dos Santos e do pastor Daniel Souza, que abençoaram a unidade de saúde.
O prefeito Akira Otsubo agradeceu a todos que colaboraram para que o Centro de Hemodiálise fosse reestruturado e voltasse a funcionar. “Nosso objetivo é cuidar de quem precisa. Agradeço as parcerias firmadas com nosso município para que hoje estivéssemos atendendo nossos pacientes na nossa cidade, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios”, afirmou.
A secretária de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo, expressou sua satisfação em poder atender os pacientes renais no Centro de Hemodiálise e reconheceu o esforço de todos que trabalharam para a retomada dos serviços. “Tudo foi feito com bastante cautela, visando o bem-estar dos pacientes. A partir de agora contaremos também com o apoio do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio, que nos auxiliará na etapa de organização e credenciamento da unidade de saúde junto ao Governo Federal”.
A reinauguração do Centro de Hemodiálise contou com a participação do presidente da Câmara, Maurício do XV (PSDB), que parabenizou a todos que se dedicaram para que o Centro de Hemodiálise pudesse funcionar novamente.
O Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”, com seis profissionais compondo a equipe da unidade, atende atualmente 17 pacientes, que vêm de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e outras cidades da região.
Comentários: