O Mato Grosso do Sul está sob um intenso calor e níveis alarmantes de baixa umidade do ar, enquanto uma frente fria promete atingir a região a partir da próxima quinta-feira (22). Nesta terça-feira (20), a combinação de altas temperaturas com a baixa umidade do ar, que pode atingir 10%, expõe a população a riscos de desidratação e problemas respiratórios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Hoje de manhã, Bataguassu registrou uma temperatura mínima de 22°C, com a previsão de alcançar os 38°C durante as horas mais quentes do dia. Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Anaurilândia terão variações de temperatura entre 21°C e 39°C. A capital, Campo Grande, não escapa do calor intenso, com máxima prevista de 36°C.
Outros municípios também sofrem com o calor extremo. Aquidauana e Porto Murtinho são os mais afetados, com máximas que podem chegar a 41°C, enquanto cidades como Dourados e Três Lagoas registram máximas em torno de 39°C.
O Inmet emitiu alerta de perigo devido às altas temperaturas e à umidade relativa do ar abaixo de 10%, o que representa um risco significativo para a saúde. A população é aconselhada a manter-se hidratada e evitar, em qualquer circunstância, o uso de fogo em vegetação ou materiais inflamáveis.
Uma frente fria se aproxima e deve chegar à região a partir de quinta-feira (22), trazendo alívio para o calor. No entanto, as condições climáticas extremas podem persistir nos próximos dias.
Comentários: