Guia Bataguassu - O Guia definitivo de Bataguassu e Região

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Talita's Lanches
Talita's Lanches

Mato Grosso do Sul

Caravina propõe redução da taxa de esgoto para famílias de baixa renda em Mato Grosso do Sul

Proposta visa replicar sucesso do Programa Energia Social e aliviar encargos financeiros das famílias vulneráveis de Mato Grosso do Sul

Melucci / Guia Bataguassu
Por Melucci / Guia Bataguassu
Caravina propõe redução da taxa de esgoto para famílias de baixa renda em Mato Grosso do Sul
📸 Luciana Nassar / ALEMS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na busca por amenizar o impacto financeiro nas contas de famílias em situação de vulnerabilidade, o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) defendeu a implementação de um subsídio na tarifa de esgoto em Mato Grosso do Sul. Inspirado no sucesso do Programa Energia Social: Conta de Luz Zero, a proposta visa replicar o modelo para o serviço de esgoto, proporcionando mais qualidade de vida para a população de baixa renda.

Medida visa replicar o sucesso do Programa Energia Social: Conta de Luz Zero

Caravina sugere a realização de um estudo de viabilidade para embasar a criação do subsídio, garantindo sua efetividade e direcionamento preciso dos recursos. O objetivo principal é aliviar o peso da taxa de esgoto no orçamento doméstico das famílias mais necessitadas, permitindo que destinem seus recursos a outras necessidades básicas como alimentação e saúde.

Leia Também:

"Este mesmo princípio pode ser aplicado à cobrança da taxa de esgoto, que atualmente representa um encargo significativo para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica", defendeu Caravina.

Promoção da justiça social e desenvolvimento sustentável

O deputado ressalta que a medida, além de auxiliar as famílias, contribui para a promoção da justiça social e da equidade, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o combate à pobreza no Estado.

"A proposta visa não apenas aliviar financeiramente as famílias, mas também contribuir para um desenvolvimento mais justo e equilibrado. É um passo importante na promoção da justiça econômica e social, essencial para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado", afirmou Caravina.

Estudo de viabilidade

O estudo de viabilidade detalhará os mecanismos de implementação do subsídio, assegurando que os benefícios alcancem de fato as famílias que mais precisam. "Por estas razões, solicita-se o empenho para a realização do referido estudo, visando proporcionar melhor qualidade de vida às famílias de baixa renda do nosso Estado", concluiu Caravina, reiterando a importância da iniciativa para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

A proposta de Caravina segue para a fase de análise pelo Governo do Estado e demais órgãos envolvidos. 

 

Com informações da Assessoria Parlamentar

FONTE/CRÉDITOS: Por Melucci / Redação Guia Bataguassu  
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!