Uma cascavel (Caudisona durissa), uma das cobras mais peçonhentas do Brasil, apareceu nas ruas do bairro Santa Mônica, na região oeste de Campo Grande, assustando moradores e deixando em alerta as autoridades ambientais, em razão do risco de acidentes.
“As crianças estavam brincando na rua e viram ela saindo de uma casa e atravessando a rua a caminho de uma área de mata”, aponta uma das moradoras do bairro.
Ela conta que tem se tornado cada vez mais frequente o aparecimento de cobras no bairro, em razão do mato ter crescido muito em terrenos baldios e áreas de mata que circundam a comunidade. “No mês passado apareceu uma na varanda de uma vizinha”, conta a moradora.
O biólogo Henrique Abrahão explica que como a cascavel é um animal ectotérmico, ou seja, que depende de fontes externas de calor, é comum o aparecimento desta espécie de serpente nos períodos mais quentes.
Em razão deste tipo de encontro estar cada vez mais comum, a Polícia Militar Ambiental (PMA), alerta a população sobre as medidas para evitar acidentes.
A principal recomendação é evitar chegar próximo ao animal e não tentar capturá-lo, acionando para isso um órgão de segurança pública responsável pela proteção da fauna, com a própria PMA, onde houver unidade.
*Estagiária sob supervisão de Anderson Viegas
Comentários: