Guia Bataguassu - O Guia definitivo de Bataguassu e Região

Sabado, 25 de Janeiro de 2025
Talita's Lanches
Talita's Lanches

Mato Grosso do Sul

Cidade das águas cristalinas, Bonito bate recorde histórico no número de turistas em 2023

Os dados também revelam a origem dos turistas: 54,49% foram da região Sudeste e 27,33% do Sul.

Melucci / Guia Bataguassu
Por Melucci / Guia Bataguassu
Cidade das águas cristalinas, Bonito bate recorde histórico no número de turistas em 2023
Reprodução/Instagram
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O município de Bonito (MS), conhecido mundialmente pela beleza natural dos rios de águas cristalinas, registrou em 2023 o maior fluxo de turistas dos últimos oito anos: foram 313.316 visitantes nos mais de 40 atrativos da cidade.

O público é recorde desde 2015, quando o levantamento passou a ser feito mensalmente pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenada pela associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), com a parceria da Fundação de Turismo (Fundtur), Sebrae e prefeitura de Bonito.

De acordo com a pesquisa, os destinos mais procurados foram os balneários, com 49.203 turistas, e a flutuação, 16.704. Apenas no mês de dezembro, a rede hoteleira teve taxa de ocupação de 63%, maior que a média anual, de 60%.

Entre os que aproveitaram uma folga em 2023 para visitar Bonito, está o ator Alexandre Nero, que fez flutuação em uma nascente de Bonito com a família. Ao todo, são cerca de 2h30 de passeio e pode ser feito por crianças a partir dos 4 anos, assim como idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Os banhos de cachoeiras também são a preferência dos turistas, registrando 10.713 visitações no mês. A Gruta do Lago Azul, liberada gradativamente pós pandemia, foi visitada por 72.591 pessoas em 2023.

Os dados também revelam a origem dos turistas: 54,49% foram da região Sudeste e 27,33% do Sul.

Bonito é banhado por diversos rios de águas cristalinas. — Foto: Divulgação

Bonito é banhado por diversos rios de águas cristalinas. — Foto: Divulgação

A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, lembrou que o grande número de visitas também se deve aos eventos realizados, alguns de alcance internacional, como o Brasil Ride, X-Terra, Festival de Inverno e Bonito CineSur.

A coordenadora do OTEB, turismóloga Janaina Mainchein, tem expectativa de que o número de visitas cresça ainda mais em 2024 devivo a pavimentação da MS-345 (novo acesso a partir de Campo Grande), fomento aos roteiros integrados com o Pantanal e o Parque Nacional da Bodoquena em processo de abertura.

“Tivemos um incremento aproximado de 11,74% no fluxo turístico, com São Paulo e o Paraguai à frente como emissores nacional e internacional, e 7,44% no número de visitações nos passeios de Bonito-Serra da Bodoquena”, disse.

 

Cidade das águas cristalinas, Bonito bate recorde histórico no número de turistas em 2023 | Mato Grosso do Sul | G1 (globo.com)

FONTE/CRÉDITOS: Por g1 MS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!