Com investimento de R$ 6 milhões, o governo do estado lançará a Caravana da Castração na quarta-feira (13), em Campo Grande (MS). Apenas na primeira fase do projeto, 21 mil animais de Mato Grosso do Sul devem ser contemplados.
O assessor especial da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, órgão que faz parte da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), explicou que os animais também receberão microchip de identificação.
“Viemos estudando a melhor maneira de realizar a castração em massa. Na maioria dos municípios não existem clínicas veterinárias aptas a realizar o procedimento, então montamos a caravana com diversos prestadores de serviço que vão até as regiões oferecer um serviço gratuito, descentralizado e que é uma questão de saúde pública”, explicou Carlos.
Além da Caravana, a Assessoria Vida Animal vai lançar na quarta-feira um programa de conscientização para reforçar a importância da guarda responsável de animais e o combate aos maus-tratos e abandono.
“Acreditamos que a guarda responsável é a base para construir uma relação saudável entre humanos e animais, e é por isso que estamos intensificando nossos esforços para combater os maus-tratos e o abandono”, apontou o titular da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda.
O evento de lançamento será amanhã, a partir das 8h, no Auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Assessoria Vida Animal
Implementada no primeiro semestre de 2023, a assessoria realizou escutas e seminários envolvendo técnicos de saúde, profissionais da área de zoonoses e protetoras de animais de todo o estado para compreender o contexto da causa animal em Mato Grosso do Sul.
Posteriormente, em novembro deste ano, foi publicado o Decreto Estadual n° 16.313, que institui o Programa Estadual de Políticas de Proteção da Vida Animal no Estado de Mato Grosso do Sul, o MS Vida Animal.
“Em cima destas discussões é que foi criado o programa MS Vida Animal seguindo os pilares do bem-estar animal. Esta primeira entrega da Caravana da Castração está pautada em duas diretrizes: o controle populacional e de zoonoses, e combate aos maus-tratos e abandono”, completou Carlos Eduardo.
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2023/12/12/com-investimento-de-r-6-milhoes-caravana-vai-castrar-mais-de-20-mil-animais-em-ms.ghtml
Comentários: