A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem promovido a inclusão social ao facilitar o acesso à documentação básica para a população. Com foco nas famílias de baixa renda, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados tanto em Bataguassu quanto no Distrito de Nova Porto XV, estão empenhados em garantir que todos possam obter documentos pessoais como certidões de nascimento e RG.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo, destaca a importância desse serviço: “Garantir a documentação pessoal é um passo fundamental para a cidadania e apoiamos especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade.”
Os interessados podem agendar a emissão da primeira e segunda via do RG pelo site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Além disso, é possível solicitar a segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito. Para isso, basta comparecer aos Cras com informações que possam auxiliar no processo, como uma certidão antiga ou dados do registro civil.
Para residentes de Bataguassu, os documentos podem ser retirados no mesmo dia no cartório local, sem custos. Já para aqueles de outros municípios, o prazo de entrega é de 30 a 40 dias. A secretária Suely também faz um apelo para que cidadãos que solicitaram documentos anteriormente e ainda não os retiraram, que visitem os Cras I e II para finalizar o processo.
Serviço: Para mais informações, os cidadãos podem se dirigir ao Cras I, na Rua São Benedito, 150, bairro Jardim São Francisco, ou ao Cras II, na Rua José Berro, bairro Reta A-1. O atendimento é realizado das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, seguindo o horário de Brasília.
Com informações da Assecom Prefeitura de Bataguassu
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