Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário preocupante com relação à dengue. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (3), o estado registra 13.400 casos confirmados da doença, com 26 mortes confirmadas e 13 óbitos em investigação.
Embora nas últimas duas semanas nenhum município tenha apresentado alta incidência da doença, Itaquiraí, Iguatemi, Caarapó, Vicentina, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti e Maracaju apresentam incidência média. Já os óbitos confirmados foram registrados em diversas cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. 14 das vítimas possuíam comorbidades.
A SES ressalta que os casos prováveis incluem aqueles em investigação, confirmados e ignorados, excluindo apenas os casos descartados. Já os casos confirmados são finalizados com base em critérios laboratoriais ou clínico-epidemiológicos, e estão sujeitos a alterações.
A pasta continua a enfatizar a importância do envolvimento da comunidade na luta contra a dengue. É crucial que cada pessoa tome medidas preventivas em seu lar e bairro para prevenir a multiplicação do mosquito e o espalhamento da doença.
Comentários: