Guia Bataguassu - O Guia definitivo de Bataguassu e Região

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

Mato Grosso do Sul

Fogo e seca: MS suspende queima controlada, técnica usada para prevenir incêndios no Pantanal

Estiagem e o aumento dos focos de incêndio foram determinantes para que o governo de Mato Grosso do Sul publicasse a portaria emergencial.

Melucci / Guia Bataguassu
Por Melucci / Guia Bataguassu
Fogo e seca: MS suspende queima controlada, técnica usada para prevenir incêndios no Pantanal
Divulgação / Fundação Florestal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta terça-feira (11), uma portaria que suspende a prática de queima controlada (entenda mais abaixo) em todo o estado. A medida emergencial leva em consideração a estiagem, a baixa umidade e o aumento dos focos de incêndio no Pantanal, que aumentaram em 1000% neste ano.

🔥👩‍🚒 O que é: a queima controlada é uma técnica de manejo do fogo utilizada para queimar apenas a superfície da vegetação e evitar grandes incêndios durante as temporadas das chamas ou de seca. O objetivo central da ação é criar uma faixa de segurança que impeça que o fogo avance se uma queimada acidental ou criminosa ocorrer.

🚒🧯Como funciona: a queima controlada é utilizada para antecipar o fogo e manter um ambiente seguro para o controle das chamas. A ação sempre deve ser feita com acompanhamento rigoroso de especialista, que com os equipamentos de combate observam e atuam com atenção contra as chamas.

🔥🔥Diferenças: a queima controlada é quando produtores rurais ou entidades solicitam autorização do governo para realizarem a ação de manejo do fogo. Já a queima prescrita é quando órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), solicitam a medida.

Este segundo tipo de manejo de fogo segue liberado em Mato Grosso do Sul.

🛑🛑 Na prática: a emissão de novas licenças para queimas controladas já havia sido suspensa no início de abril deste ano, quando o governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência climática no estado. Porém, autorizações antecedentes a esta publicação ainda tinham prazo de validade vigente. Agora, todas as queimas controladas já autorizadas estão suspensas pelo prazo de 180 dias.

🥵🥵Fogo, umidade baixa e seca: a portaria foi publicada levando em consideração os seguintes atenuantes:

  • Os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas vinculadas à combinação de fatores indicativos da combinação de temperaturas acima de 30 ºC, ventos acima de 30 km/h de velocidade e umidade relativa do ar abaixo de 30%;
  • Suspensão ou cancelamento de licenças, ou autorizações ambientais em razão da superveniência de graves riscos ambientais e à saúde;
  • Considerando a nota técnica emitida pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado de Mato (Cemtec), que analisou as tendências meteorológicas e focos de calor para o trimestre junho, julho e agosto de 2024, indicando a necessidade de suspensão das atividades com uso do fogo para prevenir eventuais queimadas.

 

Fogo e seca: MS suspende queima controlada, técnica usada para prevenir incêndios no Pantanal | Mato Grosso do Sul | G1 (globo.com)

FONTE/CRÉDITOS: Por José Câmara, g1 MS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!