Guia Bataguassu - O Guia definitivo de Bataguassu e Região

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Talita's Lanches
Talita's Lanches

Guia Brasil

Governo Federal adia provas do “Enem dos Concursos” devido a chuvas no Rio Grande do Sul

Decisão visa evitar prejuízos aos candidatos afetados pelas fortes chuvas no estado.

Melucci / Guia Bataguassu
Por Melucci / Guia Bataguassu
Governo Federal adia provas do “Enem dos Concursos” devido a chuvas no Rio Grande do Sul
© Arte/EBC
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo federal anunciou o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”. Originalmente programadas para ocorrer neste domingo (5) em todo o país, as provas foram postergadas devido às intensas chuvas no Rio Grande do Sul. A nova data ainda não foi definida.

As fortes precipitações alagaram cidades, destruíram moradias e resultaram em pelo menos 37 mortes no estado. Em meio a esse cenário, o Ministério da Gestão havia inicialmente mantido a realização das provas para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. No entanto, o governo continuou suas discussões internas em busca de uma “saída jurídica” que evitasse prejuízos aos candidatos que fariam os exames nas cidades gaúchas.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, reforçou o compromisso do governo em não prejudicar nenhum candidato. Ele afirmou que “ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”. A declaração foi dada em entrevista à emissora oficial do governo.

Leia Também:

O CNU representa um marco ao centralizar em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Nesta edição, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, e os candidatos têm a oportunidade de concorrer a várias delas, pagando apenas uma taxa de inscrição.

A logística envolveu a distribuição de candidatos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, considerando o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, 75.730 salas serão utilizadas para a aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de sua residência.

FONTE/CRÉDITOS: Por Melucci / Redação Guia Bataguassu  
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!