Nesta sexta-feira, 21 de junho, um raro evento astronômico poderá ser observado: a Grande Paralisação Lunar. O fenômeno, também conhecido como lunísticio, ocorre quando a Lua atinge sua máxima declinação norte ou sul, parecendo estar parada no céu para observadores na Terra.
O que causa a Grande Paralisação Lunar?
Esse evento único se dá pela combinação da inclinação da Lua e da Terra. A cada 18 anos e 6 meses, a inclinação da Lua atinge seu valor máximo, fazendo com que ela nasça no ponto mais a nordeste e se põe no ponto mais a noroeste do horizonte, permanecendo visível no céu por mais tempo.
Observação do Fenômeno
Embora a Grande Paralisação Lunar não seja visível do Brasil, é possível acompanhar o evento através de uma transmissão ao vivo direto do Stonehenge, famoso monumento de pedras no Reino Unido. A escolha do Stonehenge não é por acaso: acredita-se que a construção do monumento tenha sido influenciada por esse fenômeno lunar, com alguns eixos se alinhando à posição da Lua durante a paralisação.
A transmissão ao vivo acontecerá no canal da English Heritage, às 17h30 do horário de Brasília, na sexta-feira (21). Uma oportunidade única de presenciar um dos eventos astronômicos mais raros da natureza
Comentários: