Mato Grosso do Sul se prepara para celebrar o centenário de Helena Meirelles, uma das maiores violeiras brasileiras. A programação, que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto em Campo Grande, é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e contará com uma série de atividades que celebram a vida e a obra da artista, considerada um ícone da música caipira.
A programação contará com uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), no dia 13, onde serão entregues as Comendas de Honra. No dia 14 de agosto, o Museu da Imagem e do Som (MIS) sediará a exposição "100 Anos da Grande Dama da Viola", retratando a trajetória de Meirelles através de fotos e documentos históricos. A programação também inclui o III Festival da Canção das Escolas Estaduais – Prêmio Helena Meirelles 100 anos.
Programação Detalhada:
- 13/08/24 - 19h: Assembleia Legislativa de MS - Sessão Solene e entrega das Comendas de Honra.
- 14/08/24 - 19h: Museu da Imagem e do Som (MIS) - Exposição historiográfica "100 Anos da Grande Dama da Viola".
- 15/08/24:
- 18h: Concha Acústica - Apresentação do Quarteto Instrumental Prelúdio com o maestro Eduardo Martinelli e a violeira Elizabeth Gonçalves.
- 19h: Projeto "Centenário Helena Meirelles - A Lenda da Viola" por Kelton Medeiros.
- 16/08/24 - 19h: Concha Acústica - III Festival da Canção das Escolas Estaduais - Prêmio Helena Meirelles 100 Anos.
🎸HELENA MEIRELLES🎸
Helena Meirelles, nascida em Bataguassu, na época distrito de Nova Andradina, se tornou uma lenda da música brasileira. Conhecida por sua habilidade com a viola, sua trajetória inclui anos de reconhecimento tardio, culminando em uma carreira notável e o reconhecimento na revista americana "Guitar Player". Ela faleceu aos 81 anos, deixando um legado indelével na música brasileira.
Comentários: