Mato Grosso do Sul, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na última quinta-feira (29), já contabilizou 19.078 casos prováveis de dengue, sendo 15.718 confirmados. Apesar dos números expressivos, uma notícia positiva é a redução no número de óbitos: 28 mortes já foram confirmadas desde o início do ano, mas não há registros de novas mortes pela dengue há quase dois meses.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) destaca a importância de evitar a automedicação e orienta a população a procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas da dengue ou da chikungunya.
Além da dengue, o estado também registra um aumento no número de casos de chikungunya, com 3.266 casos prováveis e 875 confirmados. Apesar do elevado número de casos, ainda não houve registro de óbitos pela doença.
Para conter o avanço da dengue, a campanha de vacinação segue em andamento. Até o momento, 81.765 doses da vacina já foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações.
Comentários: