Mato Grosso do Sul já contabiliza 18.915 casos prováveis de dengue em 2024, com 15.101 confirmados até a 28ª semana epidemiológica, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nos últimos 14 dias, nenhum município registrou alta incidência da doença.
Óbitos e Distribuição dos Casos
Ao todo, 28 mortes por dengue foram confirmadas em 2024. Os casos confirmados estão presentes em 78 municípios do estado. Laguna Carapã, Costa Rica e Itaquiraí apresentam incidência média da doença. Já os óbitos foram registrados em Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas fatais, 15 possuíam comorbidades.
Vacinação contra a Dengue
A SES reforça a importância da vacinação contra a dengue como medida de prevenção. A campanha já aplicou 70.794 doses do imunizante na população-alvo, que compreende crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O estado recebeu 151.339 doses da vacina do Ministério da Saúde. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de três meses.
Chikungunya e Orientações
Em relação à Chikungunya, Mato Grosso do Sul registra 3.443 casos prováveis e 838 confirmados, sem óbitos até o momento. A SES alerta contra a automedicação e orienta que, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a população procure uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 28 - 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 28 - 2024
Com informações da Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Comentários: