Mato Grosso do Sul contabiliza 19.429 casos prováveis de dengue neste ano, com 16.012 confirmações e 30 mortes registradas, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (19). Além disso, 17 óbitos seguem em investigação.
Nas últimas duas semanas, as cidades de Porto Murtinho, Amambai, Caarapó e Itaquiraí identificaram novos casos. Os óbitos foram registrados em 16 municípios, como Dourados, Chapadão do Sul, Campo Grande, Ponta Porã e Bonito. Entre as vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades, como doenças crônicas, que agravam os quadros da dengue.
Imunização contra dengue avança no Estado
Até o momento, 100.999 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas. O Estado recebeu um total de 189.910 doses, fornecidas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Chikungunya: 917 casos confirmados, sem mortes
Além da dengue, a Chikungunya também é motivo de alerta em Mato Grosso do Sul. Foram registrados 3.280 casos prováveis e 917 confirmações, mas até agora, nenhum óbito foi relatado. A SES orienta a população a não se automedicar e a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas das doenças.
Confira os dados detalhados no boletim epidemiológico abaixo:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 45 - 2024 (1)
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 45 - 2024
Comentários: