Mato Grosso do Sul amanheceu com sol e céu parcialmente nublado nesta quarta-feira (31), mas a previsão do tempo indica que as pancadas de chuva típicas de verão podem ocorrer em algumas regiões do estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades são causadas pelo deslocamento de cavados em médios e altos níveis da atmosfera e a atuação de áreas de baixa pressão.
Em Bataguassu, no Leste do estado, o dia começou com sol e aumento de nuvens, e há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima foi de 23°C e a máxima pode atingir 36°C.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de tempestade moderada para todo o estado, válido até sexta-feira (2). Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O órgão recomenda que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e não usem aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A temperatura mínima registrada no estado foi de 22°C em Dourados e Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, e a máxima pode chegar a 37°C em Porto Murtinho, no Sudoeste. Em Campo Grande, a capital, os termômetros variam entre 23°C e 34°C. No Pantanal, Corumbá e Aquidauana têm mínimas de 24°C e máximas de 34°C e 36°C, respectivamente. No Bolsão, Paranaíba tem mínima de 23°C e máxima de 33°C, enquanto Três Lagoas tem 24°C pela manhã e 36°C pela tarde. No Norte, Coxim tem 23°C e 35°C.
A tendência para os próximos dias é de manutenção do tempo instável, com sol entre nuvens e chuvas isoladas. A temperatura deve permanecer elevada, com sensação de abafamento. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%.
Comentários: