Um grupo de mulheres de Bataguassu está participando de um projeto inovador que une costura, sustentabilidade e empreendedorismo. Trata-se do "Projeto Dona Dellas - Costura Sustentável", que foi lançado este mês com o apoio da Prefeitura, da Bracell, da MS Florestal e do Sebrae-MS.
O projeto consiste em criar produtos a partir de uniformes antigos do grupo Bracell Social/ MS Florestal, que seriam descartados, transformando-os em novas peças com valor agregado. As mulheres selecionadas para o projeto receberão capacitações sobre técnicas de costura, economia circular, desenvolvimento profissional e gestão de negócios, incluindo a formação de uma associação.
Na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro, as participantes do projeto se reuniram no Clube da Melhor Idade para um encontro de diagnóstico de costura, conduzido pelo consultor do Sebrae-MS, Fábio Lapuente. O objetivo foi levantar informações sobre o nível de conhecimento técnico, as oportunidades e os desafios do grupo de trabalho.
Segundo Lapuente, o diagnóstico servirá de base para a elaboração de uma proposta abrangente, que descreverá as estratégias para impulsionar a economia circular, promover o desenvolvimento profissional das participantes e facilitar a geração de renda de maneira sustentável.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MBD), destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para transformar vidas. Ele afirmou que o objetivo da administração é estimular o empreendedorismo e a geração de renda, especialmente das mulheres locais, e que o Projeto Dona Dellas - Costura Sustentável é mais uma oportunidade de aprendizado e melhoria da qualidade de vida desse público.
O Projeto Dona Dellas - Costura Sustentável é uma iniciativa da Bracell Social, braço social da Bracell, empresa líder na produção de celulose solúvel e celulose especial no Brasil, em parceria com a MS Florestal, empresa que atua na área de reflorestamento e manejo florestal, a Prefeitura de Bataguassu e o Sebrae-MS, entidade que apoia o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado.
Comentários: