Guia Bataguassu - O Guia definitivo de Bataguassu e Região

Domingo, 08 de Setembro de 2024
Talita's Lanches
Talita's Lanches

Mato Grosso do Sul

Municípios de MS recebem 81 mil comprimidos de medicamento que facilitará tratamento do HIV

Distribuição faz parte da primeira remessa que foi enviada pelo Ministério da Saúde e será administrada aos pacientes no mês de janeiro.

Guia Bataguassu
Por Guia Bataguassu
Municípios de MS recebem 81 mil comprimidos de medicamento que facilitará tratamento do HIV
Fiocruz
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 81.480 comprimidos de um novo medicamento para o tratamento do HIV. Todos foram distribuídos nesta quarta-feira (10) para os Serviços de Assistência Especializada e serão administrados aos pacientes durante o mês de janeiro.

⚠️ No entanto, a SES ressalta que o medicamento não é de livre demanda. Os pacientes precisam atender a diversos critérios para receber a dose. Ainda assim, quem estiver apto para o novo tratamento vai migrar para o comprimido de dose única aos poucos, junto com a dose fixa (2 comprimidos de lamivudina 150mg associado a 1 comprimido de dolutegravir 50mg).

🩺 De acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes aptos a mudança de terapia deverão ter:

  • Idade igual ou superior a 50 anos;
  • Uma adesão regular ao tratamento convencional;
  • Carga viral menor que 50 cópias (praticamente uma carga viral indetectável);
  • E ter iniciado a terapia dupla até o dia 30/11/2023.

Ainda segundo a pasta, os critérios para ampliar o público contemplado no novo modelo de tratamento poderão ser revistos em seis meses, observando, por exemplo, a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede.

Como funciona o medicamento?

👨🏻‍⚕️ Os antirretrovirais dolutegravir e a lamivudina já são oferecidos pelo SUS separadamente aos pacientes com HIV, mas a combinação das drogas em uma única dose representa um avanço, visto que a expectativa é que essa nova opção traga mais facilidade e praticidade para o tratamento.

💊 Com a possibilidade de ingerir apenas uma dose diária e de tomar o medicamento em jejum, a combinação farmaceûtica tem o potencial de melhorar a adesão dos pacientes ao tratamento.

Em dois estudos, com a participação de 1441 pacientes, foi comprovado que a combinação das duas substâncias ativas encontradas no medicamento é tão eficaz na redução do vírus HIV no sangue quanto a terapia tripla com os medicamentos dolutegravir, tenofovir e emtricitabina.

FONTE/CRÉDITOS: Por g1 MS — Campo Grande
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )