As aulas com exercício físicos e que envolvem exposição ao sol foram suspensas nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. A medida da secretaria estadual de Ensino (SED) foi tomada por causa da onda de calor que está sobre o estado. Assista ao vídeo.
Em comunicado enviado pela SED às escolas públicas de todo o estado, a secretaria pede para que os professores priorizem atividades em locais com sobra, ventilação ou arborizados.
Entre os pedidos, a secretaria de educação dá algumas sugestões para que os alunos e professores passem com mais tranquilidade por este calorão. Veja abaixo:
- Adequar as atividades físicas para que não exijam muito movimento e desidratação;
- Fazer pausas durante as atividades físicas para hidratação e descanso;
- Solicitar aos estudantes e servidores que levem recipientes (garrafas) com água, para beber com frequência, liberando-os sempre que houver a necessidade de reposição;
- Buscar mecanismos para a umidificação do ambiente, quando possível;
- Oferecer alimentação mais leve aos estudantes, dando preferência aos alimentos "in natura", tais como verduras, legumes, frutas e outros que possuam bastante água em sua composição.
Em Porto Murtinho uma das cidades mais quentes de Mato Grosso do Sul, os alunos das escolas municipais levam garrafas e possuem o momento da água, para se hidratarem. Na hora da soneca, o ar-condicionado e os ventiladores são indispensáveis.
Exposição ao sol deve ser evitada nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. — Foto: SED-MS/Reprodução
Onda de calor
Segundo os meteorologistas, a onda de calor é comum com a aproximação do verão, mas foi intensificada pelo El Niño -- fenômeno que aquece as águas dos oceanos. Por essa razão, é uma mais intensas já vistas.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as altas temperaturas continuem até, pelo menos, o fim desta semana e que os termômetros em várias cidades continuem acima dos 40°C.
O Inmet emitiu um alerta para 14 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte e do Sul do país.
As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
O Inmet explica que os alertas de perigo exigem atenção sobre condições meteorológicas e riscos que possam ser inevitáveis. Já os alertas de grande perigo se referem a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.
Comentários: