Uma sucuri, de aproximadamente seis metros de comprimento, foi encontrada morta às margens do rio Dourados, em Dourados (MS). O animal foi encontrado pelo agricultor Rony Dronov durante uma pescaria na região. Veja o vídeo.
Ao g1, Rony contou que estava pescando com os amigos na última segunda-feira (22), quando se deparou com o animal na beira do rio. “Foi a maior sucuri que já vi até hoje, infelizmente ela tava morta. Tinha um volume bem grande na barriga dela, não sei se esse poderia ter sido o motivo da morte”.
Esta é a segunda sucuri encontrada morta em rios de Mato Grosso do Sul em menos de um mês. Em março, a sucuri Ana Júlia, a cobra que ficou famosa por participar de diversas gravações pelo mundo, também foi encontrada morta. A Polícia Científica do estado descobriu que a serpente morreu de causas naturais.
Pescador encontra sucuri gigante morta boiando — Foto: Rony Dronov/ Reprodução
A doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), a bióloga Juliana Terra, lamentou a morte da serpente e disse que pelas imagens é difícil apontar se o óbito foi recente.
“O corpo da sucuri está mole, o corpo amassado pela árvore, a cabeça submersa, o inchaço é de decomposição. A data da morte é difícil dizer, pela aparência pode ser de dias a semana”.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que atua no resgate de animais silvestres para encaminhar ao atendimento veterinário ou em crimes ambientais. Com isso, quando o animal é encontrado em óbito, a PMA não é acionada.
Sucuri Ana Júlia
Cobra de quase 7 metros foi encontrada morta. — Foto: Reprodução
Uma sucuri, de quase 7 metros, foi encontrada morta às margens do rio Formoso, em Bonito (MS), em março deste ano. A cobra morta é a mesma que viralizou em um vídeo compartilhado pelo biólogo holandês Freek Vonk.
A morte da famosa sucuri provocou comoção na cidade e no estado, e várias hipóteses começaram a ser levantadas, algumas, inclusive, de violência contra o animal. Dois dias depois, equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA), da Polícia Civil, do Instituto de Criminalística e uma bióloga estiveram no local e constataram que a serpente morreu de causas naturais.
Ana Julia já apareceu em vários vídeos, fotos e conteúdos que se espalharam pelo mundo. A sucuri foi protagonista de documentários da BBC, reportagens internacionais e de pesquisas que envolvem cientistas de vários países.
Comentários: