A Prefeitura de Bataguassu está apoiando a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, com a cedência da sede da Escola Municipal “Marechal Rondon” para a realização das provas.
No primeiro dia do exame promovido no último domingo, dia 5 de novembro, os inscritos responderam a 90 questões objetivas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias além da redação com uma proposta dissertativa-argumentativa.
Do total de 416 estudantes inscritos em Bataguassu, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 299 jovens compareceram à prova, com ausência de 117 inscritos.
Em todo País, cerca de 2,8 milhões de candidatos fizeram as primeiras provas do exame no último final de semana.
Os portões foram abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília). As provas, por sua vez, foram iniciadas às 13h30 (horário de Brasília) e concluídas às 19 horas (horário de Brasília).
Neste domingo, dia 12 de novembro, será realizado o segundo dia de provas. As áreas abordadas serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia) juntamente com Matemática e suas Tecnologias, também com 90 questões objetivas.
Os portões serão abertos novamente às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília).
De acordo com as orientações, os candidatos (as) devem comparecer ao local de prova com pelo menos 30 minutos de antecedência e portar documento oficial com foto.
As avaliações domingo serão iniciadas às 13h30 (horário de Brasília) e concluídas às 18h30 (horário de Brasília).
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados até o dia 24 de novembro, de acordo com o Inep. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024.
Toda a formatação da prova foi conduzida pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição vencedora do processo licitatório para a aplicação do Enem em 2023.
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Comentários: