A população de Bataguassu já pode contar com um horário de atendimento mais amplo nas unidades de saúde do município. Desde segunda-feira, dia 4 de março, a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Horário Estendido Noturno, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer a atenção primária e desafogar o Pronto Socorro Municipal.
O programa consiste em conceder um incentivo estadual de custeio, com contrapartida da Prefeitura, para que as unidades de saúde possam funcionar até mais tarde, oferecendo diversos serviços de saúde com mais qualidade e comodidade aos cidadãos. O horário de atendimento foi estendido na unidade de saúde Rita Guardini (popular ESF Central), em Bataguassu, das 17 às 22 horas (horário de Brasília) e na ESF Emiko Resende no Distrito de Nova Porto XV, das 17 às 21 horas (horário de Brasília).
Entre os serviços oferecidos nas unidades de saúde em horário estendido estão: consultas médicas, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, HIV e Hepatites), coleta de exames preventivos, vacinação em geral, passagem e retirada de sondas, curativos, retirada de pontos, atendimentos para pacientes com casos de dengue e chikungunya e pacientes com suspeita de Covid-19.
A professora Antônia Berti, moradora de Bataguassu, foi uma das primeiras a aproveitar o horário estendido de atendimento na unidade de saúde Rita Guardini. Ela precisava de uma receita médica e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Foi maravilhoso poder ir ao posto de saúde à noite, porque facilita muito a vida de quem trabalha. Eu não precisei faltar ao trabalho nem pedir atestado médico. Fui muito bem atendida por uma equipe excelente”, comentou.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, visitou a unidade de saúde Rita Guardini na noite de segunda-feira e destacou os benefícios do programa para a população. “Essa é uma ação que visa ampliar o acesso dos munícipes aos atendimentos médicos, com foco nas ações de prevenção à saúde. Com o horário estendido, nós podemos oferecer mais qualidade e conforto aos nossos cidadãos, além de aliviar a demanda do Pronto Socorro, que deve atender apenas casos de urgência e emergência”, disse Akira.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, o objetivo de estender o atendimento é facilitar o acesso e assegurar assistência à população através do fortalecimento da atenção primária. “A atenção primária é a porta de entrada do sistema de saúde e deve resolver até 80% dos problemas de saúde da população. Com o horário estendido, nós podemos garantir que o paciente seja bem atendido em horário ampliado, evitando que ele procure o Pronto Socorro para casos que podem ser resolvidos na atenção básica”, explicou Ariele.
O Programa Horário Estendido Noturno tem duração de 12 meses e as unidades de saúde que aderiram ao programa vão receber temporariamente R$ 15 mil, repassados em 12 parcelas, como incentivo estadual de custeio.
Serviço:
- Atendimento Noturno Bataguassu – ESF Rita Guardini – 17 às 22 horas (horário de Brasília)
- Distrito de Nova Porto XV – ESF Emiko Resende – 17 às 21 horas (horário de Brasília)
Comentários: