Na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar testes rápidos para o diagnóstico de leishmaniose canina, uma doença grave que pode afetar tanto os animais quanto os humanos.
Os testes são gratuitos e serão realizados na sede da Secretaria, em Bataguassu, das 8 às 12 horas (horário de Brasília), e na Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Emiko Resende”, no Distrito de Nova Porto XV, das 14 às 16h30 (horário de Brasília).
O secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, explica que os testes consistem na coleta de amostras de sangue dos cães, que são analisadas em poucos minutos. Caso o resultado seja positivo, um novo teste é feito para confirmar o diagnóstico.
Júnior também orienta que a população colabore com a prevenção da doença, mantendo os quintais limpos e sem acúmulo de matéria orgânica, como folhas, fezes e restos de comida, que servem de criadouro para o mosquito palha, vetor da leishmaniose. Além disso, recomenda-se a poda regular das árvores, para aumentar a luminosidade do ambiente.
A ação faz parte das medidas de controle da doença no município, que já registrou casos de leishmaniose canina e humana nos últimos anos.
Os proprietários de cães que quiserem realizar os testes devem comparecer aos locais indicados na data e horário informados, levando seus animais com coleira e guia.
*Com informações da Assecom Prefeitura de Bataguassu
Comentários: