A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a mais um mutirão de limpeza com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti. A ação, realizada na última sexta-feira, dia 1º de março, concentrou-se nos bairros Jardim Vila Nova, Residencial Modelo II, Jardim São João e Jardim Santo Antônio, em Bataguassu, além de abranger diversas ruas do bairro da Reta A-1, no Distrito de Nova Porto XV.
Durante o mutirão, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e equipes compostas por militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil percorreram residências e terrenos baldios, eliminando os focos do mosquito Aedes Aegypti. Além da limpeza física, os munícipes receberam orientações sobre a importância da higienização diária dos quintais como medida preventiva contra o mosquito.
A secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, ressaltou que a ação visa conscientizar a população sobre a necessidade de cuidado constante para eliminar objetos que possam acumular água, como latas, pneus, garrafas, lonas e vasos de plantas. Esses objetos são potenciais criadouros do mosquito transmissor da Dengue, zika vírus e Chikungunya. "A luta contra a Dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o Poder Público e a população, e a união de esforços é fundamental para proteger a saúde de todos", disse a secretária.
Além da remoção dos focos, os moradores também colaboraram separando materiais inservíveis para descarte adequado. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam que, de janeiro até o dia 29 de fevereiro, foram 91 notificações de Dengue. Dentre esses casos, 10 foram confirmados, 43 descartados e 38 aguardam resultado.
Comentários: