Na abertura da sessão desta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro (PP), destacou a campanha Novembro Azul, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. "Este mês traz uma campanha essencial para a saúde dos homens", afirmou Claro, sublinhando o compromisso da Assembleia em apoiar iniciativas de conscientização e promoção do bem-estar masculino.
A campanha busca alertar sobre a necessidade de exames preventivos, que são fundamentais para reduzir a mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 2.223 homens perderam a vida em Mato Grosso do Sul por câncer de próstata entre 2013 e 2022, representando uma média de quatro óbitos semanais. Ainda segundo o Inca, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, com uma estimativa anual de 71.730 novos casos no país entre 2023 e 2025, sendo 1.230 desses casos previstos para Mato Grosso do Sul.
Durante a sessão, um vídeo institucional da ALEMS foi exibido para fortalecer a mensagem de prevenção, reforçando que o diagnóstico precoce é essencial para tratamentos mais eficazes e para garantir uma melhor qualidade de vida aos homens.
Com informações da ALEMS
Comentários: