A campanha de vacinação contra a dengue em Bataguassu, iniciada em março deste ano, enfrenta um desafio significativo: a baixa adesão do público-alvo, composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Apesar da disponibilidade de doses em todas as unidades de saúde do município, apenas 547 crianças foram vacinadas até o momento.
A coordenadora municipal de Saúde, Elayne Cristina Nunes, expressou preocupação com a situação e reforçou a importância da imunização para a prevenção da doença. "As vacinas desempenham um papel crucial na prevenção de enfermidades que podem ter sérias complicações para a saúde", alertou.
Além da campanha de vacinação, a Prefeitura de Bataguassu intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Um mutirão de limpeza foi iniciado na última sexta-feira (18) em diversos bairros da cidade, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
A Prefeitura orienta a população a colaborar com as ações de combate à dengue, eliminando recipientes que possam acumular água em suas residências. Até dezembro, todos os bairros de Bataguassu, incluindo o Distrito de Nova Porto XV e Reta A-1, serão visitados por equipes de saúde para orientar a população sobre as medidas preventivas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ariele Jeronimo, o baixo índice de vacinação contra a dengue representa um alerta, já que a insuficiente imunização pode elevar o risco de epidemias, ameaçando a saúde pública.
Ainda de acordo com a secretária, é fundamental que os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes nesta faixa etária procurem as unidades de saúde para vacinar seus filhos e garantir a proteção contra a dengue. A caderneta de vacinação deve ser mantida atualizada, como forma de garantir a saúde e o bem-estar de todos.
Com informações da Assecom Prefeitura de Bataguassu
Comentários: