A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, nesta terça-feira (5), o 'Seminário Novembro Azul' no auditório da Unigran Capital, em Campo Grande, com o objetivo de mobilizar profissionais de saúde dos 79 municípios do estado. O evento foca em discussões sobre o planejamento de ações e reforço da atenção integral à saúde masculina.
Fernanda Lamera, gerente de Atenção à Saúde do Homem da SES, destaca a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce como ferramentas essenciais para uma vida mais longa e saudável. "Cuidar da saúde é fundamental para todos e com os homens não é diferente. Muitas vezes, os homens evitam procurar ajuda médica e acabam negligenciando sinais importantes do corpo", ressalta Lamera, enfatizando a importância de uma atitude preventiva não apenas para o câncer de próstata, mas também para doenças cardiovasculares, câncer bucal e doenças sexualmente transmissíveis.
O seminário aborda medidas preventivas e orientações para a detecção precoce de diversas condições, além de temas como Saúde do Homem e Longevidade, atenção primária à saúde masculina e prevenção de acidentes de trânsito. Lamera reforça que a campanha de Novembro Azul incentiva a inclusão do cuidado com a saúde na rotina sem tabus, promovendo exames periódicos, observação de mudanças no corpo e adoção de hábitos saudáveis.
Criado em 2003, o Novembro Azul é um movimento internacional voltado à conscientização sobre o câncer de próstata e à importância do diagnóstico precoce, aproveitando o mês de novembro, que inclui o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). O Ministério da Saúde aproveita a campanha para ampliar o foco, promovendo cuidados com a saúde masculina de forma abrangente, incentivando visitas às Unidades Básicas de Saúde, a porta de entrada do SUS.
Comentários: