Após o término do prazo para registro de candidaturas na quinta-feira, 15 de agosto, a Plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE divulgou que Bataguassu terá três candidatos concorrendo à prefeitura e 136 disputando vagas na câmara municipal nas eleições de 2024.
Candidatos a Prefeito
Os candidatos a prefeito são: o empresário Baiano da Madeireira (PT), que se apresenta ao lado de Dr. Junior (Solidariedade) como vice, pela coligação "Aliança Democrática e Respeito". Esta aliança une os partidos PT, PC do B, PV e Solidariedade. O segundo candidato é o advogado, jornalista e dentista Rui Spínola Barbosa (DC), com a vice Cida Ramos (PDT), pela coligação "Renova Bataguassu", que envolve os partidos Democracia Cristã e PDT. Já a terceira chapa é liderada pela ex-primeira-dama Wanderleia Caravina (PSDB), tendo como vice o vereador Cleyton Silva, pela coligação "Bataguassu para Todos", que reúne um bloco expressivo de partidos: Republicanos, PP, PODE, PL, PSB, União Brasil, PSD e Federação PSDB/Cidadania.
Candidatos a Vereador
No legislativo, a competição também é intensa, com 136 candidatos registrados para disputar as 11 cadeiras da Câmara Municipal. Entre esses candidatos, nove dos atuais vereadores tentam a reeleição, o que deve acirrar ainda mais a disputa. CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS REGISTROS DE CANDIDATURAS EM BATAGUASSU.
Após o Registro
O registro de candidatura é o processo pelo qual o partido comunica à Justiça Eleitoral os dados essenciais sobre os candidatos, como patrimônio, antecedentes criminais, fotografia e parentescos, entre outros. Além disso, deve-se apresentar a ata da convenção partidária que ratifica a candidatura. Para candidatos a prefeito, é obrigatório também entregar um programa com as propostas de governo.
Cada registro de candidatura gera um processo que será analisado pela Justiça Eleitoral, considerando critérios como a entrega de toda a documentação exigida e o cumprimento dos requisitos legais. A análise inclui verificar se o candidato está enquadrado nas disposições da Lei da Ficha Limpa. Segundo o calendário eleitoral, os juízes eleitorais têm até 16 de setembro para julgar todos os processos.
Em caso de indeferimento, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Propaganda Eleitoral
Com a conclusão do registro de candidaturas, a propaganda eleitoral oficial está liberada a partir de sexta-feira, 16 de agosto, tanto nas ruas quanto na internet. Os candidatos poderão realizar carreatas, comícios e distribuir materiais promocionais entre 8h e 22h. Além disso, estão autorizados a publicar anúncios pagos na imprensa escrita e digital. O horário eleitoral gratuito, transmitido no rádio e na televisão, está previsto para começar em 30 de agosto, com término programado para 3 de outubro.
Eleições Municipais 2024
Diferentemente de 2020, as datas das eleições municipais de 2024 permanecem inalteradas. Naquele ano, devido à pandemia de covid-19, o pleito foi adiado de outubro para novembro. Em 2024, o primeiro turno ocorrerá no dia 6 de outubro, um domingo, e deverá envolver cerca de 156 milhões de eleitores. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato a prefeito obtiver maioria absoluta, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.
Exceções incluem o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE), onde não há disputa para prefeito ou vereador.
O eleitor deve ficar atento ao horário de votação. Em 2020, os eleitores tiveram uma hora a mais para votar, das 7h às 17h. Neste ano, o horário retorna ao padrão, com início às 8h e encerramento às 17h, sempre seguindo o horário de Brasília.
Comentários: