A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) terá três novas graduações no próximo ano. Os cursos que serão ofertados a partir de 2024 são os fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel (PSDB-MS) nesta segunda-feira (6).
Além dos novos cursos de graduação, também foi anunciado o estudo de viabilidade para construir o Centro de Especialidades de Reabilitação (CER). O local se dispõem a oferecer atendimento de saúde na própria universidade, sendo referência para os pacientes autistas.
Sobre as novas graduações, a previsão é que o 1º processo seletivo ocorra no primeiro semestre de 2024 e as aulas comecem no segundo semestre. Serão 120 vagas na Capital, 40 para cada curso.
“Estes novos cursos serão importantes para Mato Grosso do Sul. Nossa UEMS se dispôs em assumir este desafio, em uma ação que eu considero fundamental para o bem-estar e desenvolvimento do Estado. Um dia extremamente importante e relevante. É um compromisso que fizemos ano passado e estamos cumprindo”, afirmou o governador.
Além das novidades para capital, também foi anunciado a possibilidade de novos cursos em Dourados.
Junto com os cursos foi autorizada a realização de estudos de viabilidade técnica para construção do Centro de Especialidades de Reabilitação, que vai funcionar na unidade da UEMS na Capital. Para este projeto serão investidos R$ 15 milhões.
A expectativa é que o CER seja referência no Centro-Oeste no tratamento de pessoas com autismo. O anúncio foi feito com a participação de várias entidades que trabalham no terceiro setor.
Os alunos dos campus de Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Paranaíba também serão contemplados com Restaurantes Universitários (RU). O governador anunciou o repasse de R$ 2,3 milhões para a construção do RU em Campo Grande. Não foi informado os valores dos restaurantes nos campus do interior.
Comentários: