Hoje, 8 de abril, marca o prazo final para que eleitores sem biometria cadastrada possam regularizar seus títulos de eleitor através da internet, utilizando o sistema de autoatendimento Título Net. Após esta data, será necessário o comparecimento a um cartório eleitoral para a regularização necessária à participação nas eleições municipais de outubro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site a opção para que os cidadãos verifiquem sua situação eleitoral. Para aqueles que já possuem o registro biométrico, o Título Net permanecerá acessível para serviços diversos, bem como o atendimento presencial seguirá operante em todas as unidades da Justiça Eleitoral. A data limite para a atualização cadastral é 8 de maio.
Importante ressaltar que, do dia 9 de maio ao dia 5 de novembro, o cadastro eleitoral estará fechado para novas solicitações de alistamento, transferência de domicílio e revisão eleitoral, devido à dedicação exclusiva da Justiça Eleitoral aos preparativos para as eleições municipais.
Embora a falta do registro biométrico não seja um impeditivo para votar, a Justiça Eleitoral enfatiza que a biometria aumenta a segurança do processo eleitoral e contribui para a redução de filas no dia da votação.
Para os jovens que irão emitir o título pela primeira vez, é mandatório o cadastro biométrico, que é realizado de forma gratuita. O procedimento deve ser iniciado online pelo Título Net até o final deste dia e concluído presencialmente em um cartório eleitoral, conforme agendamento prévio.
Comentários: